Pular para o conteúdo principal

PRÓ-SABER






Depois da leitura do livro O quadro da Andréa o pessoal criou quadros incríveis e histórias muito criativas. Deem uma olhadinha e deixem seu recado depois.

COISAS ESQUISITAS ACONTECEM DENTRO DE UM QUADRO

Era uma vez um Topogígio. Ele se aventurava pelo jardim e encontrava vários bichos estranhos.
Um dia ele encontrou um leão que era amigo de uma aranha que adorava flores. Em cima do leão andava um monstro verde de um olho só que se chamava Alfredo. Ele era da espécie de monstros de um olho só.
O leão ficou muito raivoso e brigou com a aranha. A aranha ficou muito braba e foi picar o menino que tinha chegado. Ele era estranho porque tinha na cabeça uma tromba de elefante.
Como Alfredo gosta de todos os bichos e pessoas estranhas ele não permitiu que a aranha botasse veneno no menino.
Para castigar, Alfredo tirou a flor de cima da aranha. Com medo dela, Alfredo e o ratinho foram para o lago onde morava um tubarão. Lá eles viram uma menina que era domadora de tubarões e encontraram dois bichos estranhos em cima de um prancha voadora que estava nas nuvens.
A domadora estava grávida e a barbatana do tubarão cortou a barriga e ela ficou com o bebê nos braços. Ela começou a gritar e Alfredo, junto com o gato de botas, salvaram ela e fecharam o buraco da barriga, depois levaram o bebê para a casinha.Os passarinhos ajudaram a levar o bebê com segurança.
Quando chegaram na casa encontraram trê meninas que eram enfermeiras. Elas cuidaram dos bebês.
A aranha e o leão se entenderam.
Todos juntos fizeram a festa do bebê graças ao tubarão que foi convidado com um aquário gigante de rodinhas.
Toda essa grande história aconteceu dentro de um quadro que toda a turma da 3ª e 4ª séries da Escola Pró-saber estavam vendo.

O QUADRO MALUCO DO 2º ANO E DA 2ª SÉRIE

Era uma vez uma árvore e surgiu uma casa, um sol e uma nuvem.
Vieram três meninas que pensaram em morar ali.
Elas gostaram do lugar porque tinha uma pessoa que ficava o tempo todo no telhado contando histórias. Histórias legais e assustadoras, histórias divertidas e para dormir. Todo o tipo de histórias.
Um dia apareceu um leão com um menino arrastando ele para comer. Então, surgiu uma aranha para salvar o leão e junto com ele a Maria. Maria era uma amiga da aranha e veio da floresta amazônica. Também veio de lá o mostro que protegia ela da planta carnívora que queria devorá-la.
Na nuvem morava um tubarão que tinha uma tromba de elefante, tipo uma mangueira, que ajudava a chover. Ele recolhia a água e apertava para que ela caísse.
O tubarão, olhando lá de cima pensou que era uma briga e nasceu uma florzinha na árvore em botão.
O monstro verde tinha medo da água e foi para casa onde o ratinho tinha fugido, com medo.
DEpois da chuva veio o sol e formou um arco-íris. Quando o leitor viu começou a inventar uma história para deixar as pessoas e os animais mais felizes e calmos.
O gato de botas teve coragem de descer da árvore.
O menino machucou o joelho quando subiu no telhado porque tinha espinhos numa planta. O machucado ardia e ele pediu para o gato de botas subir no telhado e levar um pouquinho de água da chuva para curar.
O gato de botas, mesmo com medo da água foi lá ajudar o amigo.
Depois que saiu o arco-íris o machucado curou.
As meninas arrumaram o livro que estava molhado por causa da chuva e o menino contou um bala história e todos ficaram felizes. Para sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

livros novos

  E eu que pensei que não haveria mais interesse em livros físicos . Vejam só, muita gente anda querendo saber das novidades e se os livros já estão disponíveis e quando poderemos nos ver outra vez.  Perguntas que estão na nossa cabeça e cotidiano outra vez.  Então, preparei algumas novidades para reiniciar esse processo( tenho que confessar que nesse meio tempo construímos uma plataforma de livros digitais- www.nilatikah.com.br e um projeto de construção de livros digitais nas comunidades, cidades, escolas) que vou apresentar agora. Esse é o novinho que está chegando e já fazendo barulho por aqui. Escolas que o adotaram já incluíram nos seus currículos uma forma de trazer a educação financeira muito além das aulas de matemática. Kombina com o quê? é uma síntese de mais de sete anos levando o brincar por aí na nossa Kombina. Cada página uma letra, cada letra uma brincadeira e, como não poderia ser de outra forma, ao final, a criança é convidada a criar e o adulto, a acordar sua crian

Tiltapes em São Leopoldo

Ele chegou de verdade. Apareceu por lá e encantou a gurizada do Sinodal. Dia de festa e muita alegria. Teve caçada E muita invenção Valeu por mais um ano compartilhado e cheio de leituras. Lindo o trabalho que realizaram com o livro. Linda a resposta das crianças. Assim a gente se dá conta que nossas escolhas em batalhar por um público leitor está valendo a pena. Obrigada pelo dia e por tudo o que vivi com vocês.  

Uma historinha do sul

Há alguns meses eu conheci uma história linda na cidade de Ivoti. Era sobre um animalzinho imaginário chamado Thiltapes. Nas noites de lua cheia as pessoas dessa, e de outras tantas cidades, pediam aos visitantes que saíssem para caçar thiltapes. Todos pegavam um saco de farinha vazio e esperavam o bicho chegar. Só que ele não chegava nunca. Então eu resolvi contar essa história. Um dia me pediram histórias relacionadas com o Rio Grande do Sul e eu enviei esse texto que se chama Filhote de Thiltapes. O livro chegou hoje e se chama o Brasil de todos nós. Nele estão textos de vários escritores do Brasil. Eu fiquei muito feliz de ver o livro e orgulhosa de ter sido convidada a fazer parte dele. No livro ele perdeu o h, ficou Tiltapes. Olhem só, aí no cantinho, azul, a gracinha de bichinho que Biry Sarkis inventou.