Pular para o conteúdo principal

Vênus chegou


A Editora Casa Verde preparou uma surpresa nessa Feira do Livro de Porto Alegre. Uma coleção bacana chamada POEMITOS, porque mistura poesia e mitos. O livro que faço parte é sobre Vênus e Cupido. Numa ideia interessante o livro tem duas caras, dois lados, duas ideias que se completam. Vênus é mãe de Cupido. Vênus está de um lado e Cupido de outro.
E além de tudo é minha estreia com poemas. E muitos outros ficaram de fora. Pra não deixar ninguém triste resolvi colocar aqui um pouquinho do que ficou de fora, mas faz parte da mesma história.

Vênus, assustada
Com a falta de jeito do filho,

Resolveu encontrar namorada
Pra alegrar o Cupido

Saíram os dois a dar flechadas
De qualquer jeito, pelo ar
Até que alguma pegasse
Um desavisado qualquer

E foi numa flechada dessas,
desordenada,
que a flecha, caiu do céu
acompanhada.

Encontrou no caminho uma pomba
linda como a nuvem, triste como a noite.
O Cupido ficou admirado
com as asas iguais as suas.
Achou boa a idéia de viver junto dela.
E saiu pelo céu com seu amor alado.

A mãe Vênus chorou, emocionada,
E suas lágrimas pingadas
Fizeram um caminho de luz

A pomba e o cupido seguiram
De asa em asa
De par em par
No céu iluminado.
***********
Acontece que esse amor
Não era assim verdadeiro
Era coisa de ocasião
Cupido cansou da pomba
Suas asas já não preenchiam o seu céu
Vênus, vendo o menino vagando,
Resolveu ocupar seu tempo
Dando ordem e mandando:
— Encontre o homem mais feio, o susto de toda a terra e faça com que essa donzela se apaixone e tenha com ele um herdeiro.
Vênus mostrou a imagem de uma moça linda mesmo
Cupido não entendeu a maldade da sua mãe.
—Maldade coisa nenhuma. Essa moça precisa descobrir que a aparência não é assim tão importante. O que vale a pena mesmo é descobrir a beleza de dentro.
O Cupido então desceu, discutir com mãe já é estranho
e com mãe-deusa, mais ainda.
Demorou pra achar o tal homem.
Procurou por todo canto e não achou ninguém.
O mundo é feito de beleza.
E cada um tem seu encanto.
Quando já quase desistia, a descoberta aconteceu.
O homem feio apareceu e ofuscou os olhos do menino.
Cupido atrapalhado entre susto, flecha e arco,
deu a flechada ao contrário e atingiu o próprio braço.
Foi assim que ele achou o seu amor verdadeiro.
Aquela moça esquisita que só pensava em beleza era tudo o que ele queria.
Desde esse dia, Cupido anda nos céus procurando a sua namorada, que não quer ser amada.
Ele não vê mais ninguém.
A mãe se arrepende de ter desejado a maldade, mas não há feitiço que apague a flechada do seu filho.
Enquanto o menino reclama da sua solidão sem fim,
a pomba, de cima de um fio de luz, murmura:
— Ai, ai,,ai de mim.
Ai, ai, ai de mim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

livros novos

  E eu que pensei que não haveria mais interesse em livros físicos . Vejam só, muita gente anda querendo saber das novidades e se os livros já estão disponíveis e quando poderemos nos ver outra vez.  Perguntas que estão na nossa cabeça e cotidiano outra vez.  Então, preparei algumas novidades para reiniciar esse processo( tenho que confessar que nesse meio tempo construímos uma plataforma de livros digitais- www.nilatikah.com.br e um projeto de construção de livros digitais nas comunidades, cidades, escolas) que vou apresentar agora. Esse é o novinho que está chegando e já fazendo barulho por aqui. Escolas que o adotaram já incluíram nos seus currículos uma forma de trazer a educação financeira muito além das aulas de matemática. Kombina com o quê? é uma síntese de mais de sete anos levando o brincar por aí na nossa Kombina. Cada página uma letra, cada letra uma brincadeira e, como não poderia ser de outra forma, ao final, a criança é convidada a criar e o adulto, a acordar sua crian

Tiltapes em São Leopoldo

Ele chegou de verdade. Apareceu por lá e encantou a gurizada do Sinodal. Dia de festa e muita alegria. Teve caçada E muita invenção Valeu por mais um ano compartilhado e cheio de leituras. Lindo o trabalho que realizaram com o livro. Linda a resposta das crianças. Assim a gente se dá conta que nossas escolhas em batalhar por um público leitor está valendo a pena. Obrigada pelo dia e por tudo o que vivi com vocês.  

Uma historinha do sul

Há alguns meses eu conheci uma história linda na cidade de Ivoti. Era sobre um animalzinho imaginário chamado Thiltapes. Nas noites de lua cheia as pessoas dessa, e de outras tantas cidades, pediam aos visitantes que saíssem para caçar thiltapes. Todos pegavam um saco de farinha vazio e esperavam o bicho chegar. Só que ele não chegava nunca. Então eu resolvi contar essa história. Um dia me pediram histórias relacionadas com o Rio Grande do Sul e eu enviei esse texto que se chama Filhote de Thiltapes. O livro chegou hoje e se chama o Brasil de todos nós. Nele estão textos de vários escritores do Brasil. Eu fiquei muito feliz de ver o livro e orgulhosa de ter sido convidada a fazer parte dele. No livro ele perdeu o h, ficou Tiltapes. Olhem só, aí no cantinho, azul, a gracinha de bichinho que Biry Sarkis inventou.