Pular para o conteúdo principal

EMEI FLORÊNCIA




Minha casa ainda está perfumada com as flores que recebi nessa tarde iluminada de outubro. Logo na chegada já pude ver carreteis pendurados, máscaras pintadas, casas de joão-de-barro espalhadas por todos os lados, Albertinas estampando salas, galinheiros e galinhas colorindo tudo. Uma sala toda enfeitada só para guardar esses personagens e suas histórias.
Mas o mais incrível, o mais sensacional, foi ver nos olhos da criançada a alegria que sentiram em compartilhar leituras e partilhar comigo tudo o que pensaram.
Cada turma tinha ideias maravilhosas para contar. Tinham trabalhos lindos para mostrar. Essa ecsola entendeu a importância de um projeto encadeado de trabalho para formar gente interessada em aprender. Gente que entende que conhecer e se aprofundar é muito mais produtivo do que esperar tempos melhores, lugares melhores.
Conhecer o projeto de arte que essa escola fez foi realmente bacana. Não pelo formalismo disso, mas pela autenticidade.
-Essa imagem aqui do Muro foi o Miró que fez?
Quem me perguntou isso foi um menino de mais ou menos 4 anos. E isso mostra que o trabalho rola pelas cabeças e corações de quem anda por lá.
E isso vale a pena, mas do que tudo.
Aí me dou conta que estamos no caminho certo. A arte e a alegria são a salvação do mundo.
E um incentivo para continuar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

livros novos

  E eu que pensei que não haveria mais interesse em livros físicos . Vejam só, muita gente anda querendo saber das novidades e se os livros já estão disponíveis e quando poderemos nos ver outra vez.  Perguntas que estão na nossa cabeça e cotidiano outra vez.  Então, preparei algumas novidades para reiniciar esse processo( tenho que confessar que nesse meio tempo construímos uma plataforma de livros digitais- www.nilatikah.com.br e um projeto de construção de livros digitais nas comunidades, cidades, escolas) que vou apresentar agora. Esse é o novinho que está chegando e já fazendo barulho por aqui. Escolas que o adotaram já incluíram nos seus currículos uma forma de trazer a educação financeira muito além das aulas de matemática. Kombina com o quê? é uma síntese de mais de sete anos levando o brincar por aí na nossa Kombina. Cada página uma letra, cada letra uma brincadeira e, como não poderia ser de outra forma, ao final, a criança é convidada a criar e o adulto, a acordar sua crian

Tiltapes em São Leopoldo

Ele chegou de verdade. Apareceu por lá e encantou a gurizada do Sinodal. Dia de festa e muita alegria. Teve caçada E muita invenção Valeu por mais um ano compartilhado e cheio de leituras. Lindo o trabalho que realizaram com o livro. Linda a resposta das crianças. Assim a gente se dá conta que nossas escolhas em batalhar por um público leitor está valendo a pena. Obrigada pelo dia e por tudo o que vivi com vocês.  

Uma historinha do sul

Há alguns meses eu conheci uma história linda na cidade de Ivoti. Era sobre um animalzinho imaginário chamado Thiltapes. Nas noites de lua cheia as pessoas dessa, e de outras tantas cidades, pediam aos visitantes que saíssem para caçar thiltapes. Todos pegavam um saco de farinha vazio e esperavam o bicho chegar. Só que ele não chegava nunca. Então eu resolvi contar essa história. Um dia me pediram histórias relacionadas com o Rio Grande do Sul e eu enviei esse texto que se chama Filhote de Thiltapes. O livro chegou hoje e se chama o Brasil de todos nós. Nele estão textos de vários escritores do Brasil. Eu fiquei muito feliz de ver o livro e orgulhosa de ter sido convidada a fazer parte dele. No livro ele perdeu o h, ficou Tiltapes. Olhem só, aí no cantinho, azul, a gracinha de bichinho que Biry Sarkis inventou.