Pular para o conteúdo principal

Histórias incríveis

É muito gratificante e delicioso quando vemos o conhecimento saltar de forma espontânea e divertida das crianças. O trabalho realizado no Colégio João XXIII, em Porto Alegre, me fez sentir isso. Depois da leitura do livro Iberê Menino, da visita ao Museu, da oficina de trabalho e da pesquisa aprofundada e significativa que as professoras fizeram com os alunos, tive a oportunidade de participar de um momento mágico. O projeto previa uma produção de texto para a cosntrução de uma publicação. E foi nesse momento que as turmas deram um verdadeiro show de idéias, comprometimento e sabedoria. O conhecimento foi aparecendo de forma sutil e complexa. Quando as coisas estão internalizadas é possível verificar o uso que as crianças fazem delas. Foi isso que vi, turmas envolvidas, autoras de um projeto, fazendo da escola lugar de se construir de verdade, conhecimento e pessoas.
Estão todos de parabéns. E eu agradeço imensamente ter participado desse processo.

Prometo postar fotos, assim que conseguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

livros novos

  E eu que pensei que não haveria mais interesse em livros físicos . Vejam só, muita gente anda querendo saber das novidades e se os livros já estão disponíveis e quando poderemos nos ver outra vez.  Perguntas que estão na nossa cabeça e cotidiano outra vez.  Então, preparei algumas novidades para reiniciar esse processo( tenho que confessar que nesse meio tempo construímos uma plataforma de livros digitais- www.nilatikah.com.br e um projeto de construção de livros digitais nas comunidades, cidades, escolas) que vou apresentar agora. Esse é o novinho que está chegando e já fazendo barulho por aqui. Escolas que o adotaram já incluíram nos seus currículos uma forma de trazer a educação financeira muito além das aulas de matemática. Kombina com o quê? é uma síntese de mais de sete anos levando o brincar por aí na nossa Kombina. Cada página uma letra, cada letra uma brincadeira e, como não poderia ser de outra forma, ao final, a criança é convidada a criar e o adulto, a acordar sua crian

Tiltapes em São Leopoldo

Ele chegou de verdade. Apareceu por lá e encantou a gurizada do Sinodal. Dia de festa e muita alegria. Teve caçada E muita invenção Valeu por mais um ano compartilhado e cheio de leituras. Lindo o trabalho que realizaram com o livro. Linda a resposta das crianças. Assim a gente se dá conta que nossas escolhas em batalhar por um público leitor está valendo a pena. Obrigada pelo dia e por tudo o que vivi com vocês.  

Crianças em Porto Alegre

Passeie por Porto Alegre. Tem livro novo na praça!