Pular para o conteúdo principal

ARTE E CARINHO - FOTOS








Foi muito devertido o nosso encontro na escola Arte carinho. Olha o pessoal registrando o momento.

HISTÓRIAS

Durante a tarde construímos algumas histórias muito criativas.

G6 e G7 -Professoras Melina Galvão e Roberta Ávila

Os 7 amigos

Era uma vez uma menina que não sabia falar, ouvir e cheirar. Ela não gostava disso e vivia triste. Um dia apareceu um menino que sabia ouvir e ensinou tudinho para ela. Eles queriam ter amigos e sairam pelo mundo procurando de pessoas que gostariam de ser seus amigos, também.
No caminho apareceu um cachorro que sabia ver , ouvir e falar. Ele fugia de uma cachorro. O cachorro era muito rápido e todos entraram na mata atrás dele. Lá tinha um índio que tentava capturar o cachorro. Ele tinha um machado, um arco, uma flecha e muito medo da aranha.
Ele, um dia, avistou a bola do cachorro rolando pela mata, foi atrás dela e enxergou o cachorro. Então, ele pegou suas arma e acertou o cachorro. Sua intenção era salvar o gato. Só que ele percebeu que machucou o cachorro. Ele ficou muito triste e foi conversar com o menino e a menina. Não adiantou nada. No caminho ele encontrou uma aranha que o picou no pé, como castigo. O índio começou a gritar tão alto que os bichos e as pessoas da mata apareceram para ajudar.
Junto veio uma tartaruga sábia, ela tinha calma para ensinar e sabia ouvir, falar, cheirar, enxergar e até cantar. Todo mundo aprender e queriam comemorar. Então a tartaruga convidou Clarinha, uma amiga sua, para organizar uma festa. O mais estranho é que ela era cega, mas conseguiu organizar tudo e ainda se divertir.
G5 Professoras Nádia Machado, Fabiana Rubim e Luana Heberle
O castelo no fundo do mar
Era uma vez uma sereia que queria se transformar em pessoa. Ela morava no fundo do mar e sonhava em morar na terra. Um dia, ela estava sem fazer nada e um pouco chateada por isso, e passou pela sua frente uma bola. Ela foi atrás e descobriu que era uma bola mágica. Ela olhou firme para a bola e fez um pedido:
-Por favor, bola mágica, me transforma em gente de verdade.
A tartaruga e sol ouviram o pedido e, como tinham o mesmo desejo, vieram para perto da bola pedir também.
Não dava. A bola explicou tudinho, mas eles não conseguiam entender.
Como o sol estava muito forte todo mundo ganhou óculos para usar enquanto o problema não se resolvia. Uma menina apareceu e convenceu todo mundo a entrar na água e viver lá para sempre, já que fora d'água, com o sol bem pertinho, estava muito calor.
Quando entraram na água o sol virou água marinha, a pequena sereia virou gente e o cachorro bebeu tanta água que ficou gordão.
Uma bruxa sapo-chegou e fez um feitiço. Transformou todo mundo em água e saiu por aí meio bruxa meio sapo, parece até que depois, muito depois, ela se transformou em dragão.
O legal da história é que, enquanto a bruxa andava por aí, o príncipe, que nem tinha entrado na história, conseguiu, enfim, se casar com a princesa e parece até que vivem felizes para sempre.
G3 e G4- Professoras Lisandra Oliveira, Angelita dos Santos, Rachel Ruschel, Cláudia Melo
BARTOLOMEU
Era uma vez um formigueiro. Uma formiga voadora voava sobre ele e pensava:
-Como seria bom se eu pudesse ir lá embaixo.
Ela sabia que não poderia descer porque lá embaixo morava um leão que queria atacar a formiga. Ele urrava, pulava e não conseguia alcançar a formiga lá em cima. Um dia apareceu uma tartaruga que era muito lenta. O leão queria atacar a tartaruga e deu um pulo. O pulo foi tão rápido que ele se estatelou no chão. A tartaruga ainda estava lá atrás com seu passinho de tartaruga lenta.
A tartaruga escapou do leão e foi morar com a Anita. Mais tarde chegou um sapo que tentou acalmar o leão e convencê-lo a fazer outra coisa e esquecer a formiga. Ele não desistiu mas resolveu se mudar para a casa da Anita junto com a tartaruga. Moraram todos juntos por um tempo até que o jacaré chegou e espantou todo mundo.
Ele ficou sozinho, até a Anita foi embora. Ele queria uma amigo e começou a procurar. Ninguém queria ele de amigo. Ele era muito brabo e vivia brigando.
As galinhas que estavam por perto ficaram com pena do jacaré e começaram a voar deixando o céu todo colorido. Elas resolveram fazer uma festa para o jacaré e até cantaram parabéns.
Depois disso o jacaré decidiu ir morar no zoológico e ganhou uma casa só pra ele.
Agora só falta a turma das professoras Magda Pinheiro e Simone Moreira, em breve a história deles estará aqui, ok?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

livros novos

  E eu que pensei que não haveria mais interesse em livros físicos . Vejam só, muita gente anda querendo saber das novidades e se os livros já estão disponíveis e quando poderemos nos ver outra vez.  Perguntas que estão na nossa cabeça e cotidiano outra vez.  Então, preparei algumas novidades para reiniciar esse processo( tenho que confessar que nesse meio tempo construímos uma plataforma de livros digitais- www.nilatikah.com.br e um projeto de construção de livros digitais nas comunidades, cidades, escolas) que vou apresentar agora. Esse é o novinho que está chegando e já fazendo barulho por aqui. Escolas que o adotaram já incluíram nos seus currículos uma forma de trazer a educação financeira muito além das aulas de matemática. Kombina com o quê? é uma síntese de mais de sete anos levando o brincar por aí na nossa Kombina. Cada página uma letra, cada letra uma brincadeira e, como não poderia ser de outra forma, ao final, a criança é convidada a criar e o adulto, a acordar sua crian

Tiltapes em São Leopoldo

Ele chegou de verdade. Apareceu por lá e encantou a gurizada do Sinodal. Dia de festa e muita alegria. Teve caçada E muita invenção Valeu por mais um ano compartilhado e cheio de leituras. Lindo o trabalho que realizaram com o livro. Linda a resposta das crianças. Assim a gente se dá conta que nossas escolhas em batalhar por um público leitor está valendo a pena. Obrigada pelo dia e por tudo o que vivi com vocês.  

Uma historinha do sul

Há alguns meses eu conheci uma história linda na cidade de Ivoti. Era sobre um animalzinho imaginário chamado Thiltapes. Nas noites de lua cheia as pessoas dessa, e de outras tantas cidades, pediam aos visitantes que saíssem para caçar thiltapes. Todos pegavam um saco de farinha vazio e esperavam o bicho chegar. Só que ele não chegava nunca. Então eu resolvi contar essa história. Um dia me pediram histórias relacionadas com o Rio Grande do Sul e eu enviei esse texto que se chama Filhote de Thiltapes. O livro chegou hoje e se chama o Brasil de todos nós. Nele estão textos de vários escritores do Brasil. Eu fiquei muito feliz de ver o livro e orgulhosa de ter sido convidada a fazer parte dele. No livro ele perdeu o h, ficou Tiltapes. Olhem só, aí no cantinho, azul, a gracinha de bichinho que Biry Sarkis inventou.