Pular para o conteúdo principal

Viajando nas imagens
















Hoje conversei com turmas da Sogipa sobre a obra de Iberê. Cada grupo está escolhendo uma imagem do artista para construir uma releitura. Fiquei feliz da vida em ver as pesquisas que a gurizada fez junto com suas famílias sobre a vida e a obra de Iberê Camargo. Durante o dia fizemos brincadeiras que ajudaram a descobrir as histórias de passado que Iberê colocava em seus quadros. Depois construimos nossas próprias histórias escondidas nas imagens que construimos. Dêem uma espiadinha para conferir.

A JANELA
(grupo B-tarde)

Era uma vez uma janela que ficava numa casa no meio do Rio Grande do Sul. Ela ficava sempre aberta e a gente podia ver tudo o que acontecia e passava por ela. A gente viu um cachorro, um gato,um cavalo, uma amora, uma laranja e um super jacaré. O seu super poder era uma magia. A magia de desaparecer. Quando ele desaparecia o seu corpo fazia uma barulhinho assim: PLIM!
A bruxa Meméia ouviu o PLIM e foi morar num hotel das princesas, ficou com medo de morar na casa de janela sempre aberta. No caminho ela encontrou a fada maluquete. Ela era assim porque não dormia nunca e se transformava em pedra e em barco. Um dia ela até transformou um elefante comum em elefante voador.
A bruxa convidou a fada para morar no hotel das princesas junto com ela. Ela aceitou.
Quando elas chegaram no hotel o jacaré estava lá e engoliu a bruxa. Ela pegou a vassoura e voou até sair pela boca do jacaré.
Nessa hora ela viu o príncipe. Ele pediu ela em casamento. Ela não aceitou e ele resolveu procurar a Branca de Neve. Ela também não quis porque já gostava do Super Homem.
A COZINHEIRA E OS BICHOS

(turmas CeD manhã)

Era uma vez uma cozinheira. Ela viu um morcego na cama e do lado dele tinha um fede-fede. O fede-fede, quando viu a cozinheira, foi pegar a arma de água para atirar nela. O morcego acordou com a confusão e vomitou na cozinheira. Ela fugiu e foi procurar uma batata ambulante para cozinhar. A batata não queria virar comida e fugiu da cozinheira. Ela entrou num labirinto e a cozinheira foi atrás. Lá elas encontraram um cogumelo venenoso. Um falcão apareceu voado sobre o labirinto e ajudou a cozinheira e a batata a voltarem para casa.
Então, ela conseguiu dar comida para o Pedrinho.
Enfim.

O JACARÉ QUE FALAVA

(grupos A e B- manhã)

Era uma vez um avião que voava muito alto. Ele queria encontrar os backiardigans. Ele voava em cima do mar . Lá de cima ele viu um amigo seu, era o jacaré que falava.Ele se chamava UÁ!!!
Quando viu o avião o jacaré fez um pedido:
-Eu quero comida, por favor!
Só que não tinha muita comida de jacaré. O avião deu o pouquinho que tinha.
O jacaré ficou feliz, mas com um pouquinho de fome.
Então ele disse:
-UUUÁÁÁ!!!!!
A PRINCESA, O DRAGÃO E O CAVALEIRO

(grupo C-tarde)

Era uma vez uma espada que tinha uma coisa brilhante que cortava. Era a espada do cavaleiro. O dragão estava atacando a princesa quando o cavaleiro apareceu com sua espada. O dragão cuspiu fogo e o cavaleiro se protegeu com o escudo, mas o escudo ficou com um buracão assim por causa do fogo do dragão. Nessa hora o cavaleiro caiu no esgoto onde tinha um monte de ratazanas. Um crocodilo apareceu no meio do esgoto para salvar o cavaleiro. Ele levou o cavaleiro para fora do esgoto e deu um escudo novo para ele.
A princesa foi correndo para o castelo para escapar das ratazanas. Ela foi se vestir com um vestido novo para ir ao baile.
Quando a princesa chegou no baile ela começou a dançar com o príncipe e todo o mundo bateu palma para eles.
Até o dragão foi dançar depois disso.
FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História que dá em quadro

Olha aí pessoal, as histórias ficaram lindas. Adorei nosso encontro, adorei as coisas que vocês falaram sobre o livro O Quadro da Andréa e adorei vocês. Só não consegui postar as lindas fotos.Vou pedir ajuda. Até amanhã todas estarão aqui. Por enquanto se divirtam com as histórias. Turma 131-Prof. Renata Beguet No início o quadro da turma era igualzinho ao do livro. Com árvore, casa, meninas e detalhes. Até que começou a chover tubarão e aranha. Um leão apareceu e sentou no telhado da casa. No meio daquela confusão de dar medo, passou um trem, no início era só o seu barulho, mas quando foi se aproximando todos viram que estava na direção da casa. E foi isso que aconteceu. Ele derrubou a casa inteirinha e arrastou o leão. A natureza apavorada resolveu mandar uma ventania que levou tudo pelos ares. Só ficou o sol, a nuvem e a grama. Uma mágica do céu trouxe de volta a casa, o leão, a aranha, os detalhes, as meninas ,o tubarão, o menino leitor e a árvore. Só que essa, agora, era voadora. ...

Iberê no João XXIII

Ontem conversei com três turmas do colégio João XXIII . O pessoal está lendo o livro Iberê Menino. Foi muito bacana ver o brilho no olhar daquela gurizada que já sabe a importância de um detalhe. A riqueza de uma ideia menos aparente. Acho que as coisas "desimportantes ", aquelas que quase ninguém vê, são as de maior valor no final das contas. Os sinais da alegria, do carinho, no respeito nem sempre aparecem sem que a gente preste muuuuuuita atenção. E acho que não existem valores mais importantes que esses.  Ver o lado de dentro como fez o menino Iberê. Fizemos isso juntos durante a nossa conversa. Acho que o dia foi rica por isso. Nos vimos melhor e assim vimos tudo ao nosso redor de um jeito mais interessante. Os trabalhos estavam de arrepiar. O muro e seus segredos. Os bichos da floresta e o movimento dos desenhos. Tudo lindo demais . Mas o que me pegou de jeito, o que me faz arrepiar só de lembrar, foi a qualidade  das  perguntas e colocaçõe...

livros novos

  E eu que pensei que não haveria mais interesse em livros físicos . Vejam só, muita gente anda querendo saber das novidades e se os livros já estão disponíveis e quando poderemos nos ver outra vez.  Perguntas que estão na nossa cabeça e cotidiano outra vez.  Então, preparei algumas novidades para reiniciar esse processo( tenho que confessar que nesse meio tempo construímos uma plataforma de livros digitais- www.nilatikah.com.br e um projeto de construção de livros digitais nas comunidades, cidades, escolas) que vou apresentar agora. Esse é o novinho que está chegando e já fazendo barulho por aqui. Escolas que o adotaram já incluíram nos seus currículos uma forma de trazer a educação financeira muito além das aulas de matemática. Kombina com o quê? é uma síntese de mais de sete anos levando o brincar por aí na nossa Kombina. Cada página uma letra, cada letra uma brincadeira e, como não poderia ser de outra forma, ao final, a criança é convidada a criar e o adulto, a aco...