Pular para o conteúdo principal

Viajando nas imagens
















Hoje conversei com turmas da Sogipa sobre a obra de Iberê. Cada grupo está escolhendo uma imagem do artista para construir uma releitura. Fiquei feliz da vida em ver as pesquisas que a gurizada fez junto com suas famílias sobre a vida e a obra de Iberê Camargo. Durante o dia fizemos brincadeiras que ajudaram a descobrir as histórias de passado que Iberê colocava em seus quadros. Depois construimos nossas próprias histórias escondidas nas imagens que construimos. Dêem uma espiadinha para conferir.

A JANELA
(grupo B-tarde)

Era uma vez uma janela que ficava numa casa no meio do Rio Grande do Sul. Ela ficava sempre aberta e a gente podia ver tudo o que acontecia e passava por ela. A gente viu um cachorro, um gato,um cavalo, uma amora, uma laranja e um super jacaré. O seu super poder era uma magia. A magia de desaparecer. Quando ele desaparecia o seu corpo fazia uma barulhinho assim: PLIM!
A bruxa Meméia ouviu o PLIM e foi morar num hotel das princesas, ficou com medo de morar na casa de janela sempre aberta. No caminho ela encontrou a fada maluquete. Ela era assim porque não dormia nunca e se transformava em pedra e em barco. Um dia ela até transformou um elefante comum em elefante voador.
A bruxa convidou a fada para morar no hotel das princesas junto com ela. Ela aceitou.
Quando elas chegaram no hotel o jacaré estava lá e engoliu a bruxa. Ela pegou a vassoura e voou até sair pela boca do jacaré.
Nessa hora ela viu o príncipe. Ele pediu ela em casamento. Ela não aceitou e ele resolveu procurar a Branca de Neve. Ela também não quis porque já gostava do Super Homem.
A COZINHEIRA E OS BICHOS

(turmas CeD manhã)

Era uma vez uma cozinheira. Ela viu um morcego na cama e do lado dele tinha um fede-fede. O fede-fede, quando viu a cozinheira, foi pegar a arma de água para atirar nela. O morcego acordou com a confusão e vomitou na cozinheira. Ela fugiu e foi procurar uma batata ambulante para cozinhar. A batata não queria virar comida e fugiu da cozinheira. Ela entrou num labirinto e a cozinheira foi atrás. Lá elas encontraram um cogumelo venenoso. Um falcão apareceu voado sobre o labirinto e ajudou a cozinheira e a batata a voltarem para casa.
Então, ela conseguiu dar comida para o Pedrinho.
Enfim.

O JACARÉ QUE FALAVA

(grupos A e B- manhã)

Era uma vez um avião que voava muito alto. Ele queria encontrar os backiardigans. Ele voava em cima do mar . Lá de cima ele viu um amigo seu, era o jacaré que falava.Ele se chamava UÁ!!!
Quando viu o avião o jacaré fez um pedido:
-Eu quero comida, por favor!
Só que não tinha muita comida de jacaré. O avião deu o pouquinho que tinha.
O jacaré ficou feliz, mas com um pouquinho de fome.
Então ele disse:
-UUUÁÁÁ!!!!!
A PRINCESA, O DRAGÃO E O CAVALEIRO

(grupo C-tarde)

Era uma vez uma espada que tinha uma coisa brilhante que cortava. Era a espada do cavaleiro. O dragão estava atacando a princesa quando o cavaleiro apareceu com sua espada. O dragão cuspiu fogo e o cavaleiro se protegeu com o escudo, mas o escudo ficou com um buracão assim por causa do fogo do dragão. Nessa hora o cavaleiro caiu no esgoto onde tinha um monte de ratazanas. Um crocodilo apareceu no meio do esgoto para salvar o cavaleiro. Ele levou o cavaleiro para fora do esgoto e deu um escudo novo para ele.
A princesa foi correndo para o castelo para escapar das ratazanas. Ela foi se vestir com um vestido novo para ir ao baile.
Quando a princesa chegou no baile ela começou a dançar com o príncipe e todo o mundo bateu palma para eles.
Até o dragão foi dançar depois disso.
FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

livros novos

  E eu que pensei que não haveria mais interesse em livros físicos . Vejam só, muita gente anda querendo saber das novidades e se os livros já estão disponíveis e quando poderemos nos ver outra vez.  Perguntas que estão na nossa cabeça e cotidiano outra vez.  Então, preparei algumas novidades para reiniciar esse processo( tenho que confessar que nesse meio tempo construímos uma plataforma de livros digitais- www.nilatikah.com.br e um projeto de construção de livros digitais nas comunidades, cidades, escolas) que vou apresentar agora. Esse é o novinho que está chegando e já fazendo barulho por aqui. Escolas que o adotaram já incluíram nos seus currículos uma forma de trazer a educação financeira muito além das aulas de matemática. Kombina com o quê? é uma síntese de mais de sete anos levando o brincar por aí na nossa Kombina. Cada página uma letra, cada letra uma brincadeira e, como não poderia ser de outra forma, ao final, a criança é convidada a criar e o adulto, a acordar sua crian

Tiltapes em São Leopoldo

Ele chegou de verdade. Apareceu por lá e encantou a gurizada do Sinodal. Dia de festa e muita alegria. Teve caçada E muita invenção Valeu por mais um ano compartilhado e cheio de leituras. Lindo o trabalho que realizaram com o livro. Linda a resposta das crianças. Assim a gente se dá conta que nossas escolhas em batalhar por um público leitor está valendo a pena. Obrigada pelo dia e por tudo o que vivi com vocês.  

Uma historinha do sul

Há alguns meses eu conheci uma história linda na cidade de Ivoti. Era sobre um animalzinho imaginário chamado Thiltapes. Nas noites de lua cheia as pessoas dessa, e de outras tantas cidades, pediam aos visitantes que saíssem para caçar thiltapes. Todos pegavam um saco de farinha vazio e esperavam o bicho chegar. Só que ele não chegava nunca. Então eu resolvi contar essa história. Um dia me pediram histórias relacionadas com o Rio Grande do Sul e eu enviei esse texto que se chama Filhote de Thiltapes. O livro chegou hoje e se chama o Brasil de todos nós. Nele estão textos de vários escritores do Brasil. Eu fiquei muito feliz de ver o livro e orgulhosa de ter sido convidada a fazer parte dele. No livro ele perdeu o h, ficou Tiltapes. Olhem só, aí no cantinho, azul, a gracinha de bichinho que Biry Sarkis inventou.