Pular para o conteúdo principal

Colégio Cristo Redentor-Ulbra

Conversar sobre Alice é sempre um grande prazer. Conversar com leitores interessados que tiveram versões originais nas mãos é um sonho. No colégio Cristo Redentor, em Canoas, pude ver isso. Na companhia de Ângela Rolla, pude discutir questões que me inquietam sobre o texto e sobre a versão cinematográfica que está na moda. A gurizada está entendendo que leitura é uma coisa e cinema é outra. E isso me deixou muito a vontade para falar em versões, leituras e diferentes imagens que ilustraram essa pesonagem ao longo desses séculos que Alice já venceu.
Para conversar com o grupo tive a oportunidade de reler os textos e me descobri que a surpresa não tem fim. cada leitura é uma nova aventura. E assim foi.
Cada palavra, cada detalhe lemos de forma diferente dependendo da nossa idade. Essa minha meia idade se parece com a adolescência. Também mudo de tamanho com frequência e não reconheço meu corpo. Também percorro túneis estranhos sem saber como vão terminar. Também participo de festas que não têm sentido algum. Também conheço gente com convicções tão absurdas que nem parecem reais.
E também acho que a leitura propõe uma realidade especial e extraordinária e muitas vezes tenho medo de fechar um livro e acordar para a mesma realidade sem graça.
Parabéns gurizada. E aceitem o desafio de encarar essa leitura muitas e muitas vezes na vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

livros novos

  E eu que pensei que não haveria mais interesse em livros físicos . Vejam só, muita gente anda querendo saber das novidades e se os livros já estão disponíveis e quando poderemos nos ver outra vez.  Perguntas que estão na nossa cabeça e cotidiano outra vez.  Então, preparei algumas novidades para reiniciar esse processo( tenho que confessar que nesse meio tempo construímos uma plataforma de livros digitais- www.nilatikah.com.br e um projeto de construção de livros digitais nas comunidades, cidades, escolas) que vou apresentar agora. Esse é o novinho que está chegando e já fazendo barulho por aqui. Escolas que o adotaram já incluíram nos seus currículos uma forma de trazer a educação financeira muito além das aulas de matemática. Kombina com o quê? é uma síntese de mais de sete anos levando o brincar por aí na nossa Kombina. Cada página uma letra, cada letra uma brincadeira e, como não poderia ser de outra forma, ao final, a criança é convidada a criar e o adulto, a acordar sua crian

Tiltapes em São Leopoldo

Ele chegou de verdade. Apareceu por lá e encantou a gurizada do Sinodal. Dia de festa e muita alegria. Teve caçada E muita invenção Valeu por mais um ano compartilhado e cheio de leituras. Lindo o trabalho que realizaram com o livro. Linda a resposta das crianças. Assim a gente se dá conta que nossas escolhas em batalhar por um público leitor está valendo a pena. Obrigada pelo dia e por tudo o que vivi com vocês.  

Crianças em Porto Alegre

Passeie por Porto Alegre. Tem livro novo na praça!